Celebrar-se-à, amanhã, dia 5 de maio, o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, data instaurada pela UNESCO a 25 de novembro de 2019.

O contexto de pandemia não permitirá, infelizmente, concretizar celebrações presenciais, como a que vinha sendo planeada, com artistas de vários países da CPLP, para ter lugar no Palácio de São Clemente. Contudo, nesta fase de separação e isolamento individual, importa mais do que nunca fazer uso dos meios tecnológicos para celebrar a união, através da Língua, de mais de 270 milhões de cidadãos em cinco continentes.

2. Assim, em Portugal, o Instituto Camões, instituição pública responsável pela promoção da Língua e da Cultura Portuguesas, organiza um evento especial, em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a UNESCO e com o canal ONU News, que será disponibilizado a partir das 12h00 de Portugal (08h00 do RJ) de amanhã no canal de youtube do Instituto Camões (https://www.youtube.com/c/CamoesIP). O evento incluirá mensagens do Senhor Secretário-Geral das Nações Unidas, dos Presidentes de Portugal e de Cabo-Verde, do Primeiro-Ministro de Portugal, e do Secretário-Executivo da CPLP.

Incluirá os testemunhos de escritores, cientistas e artistas (como, por exemplo, Manuel Alegre, José Ramos-Horta, Mia Couto, Germano Almeida, Adriana Calcanhotto, Maria Manuel Mota, Fernando Pimenta, Carminho ou ainda Milton Hatoum) bem como um concerto com cantautores dos países de Expressão Portuguesa com a participação, pelo Brasil, de Ivan Lins, e de João Gil, por Portugal.

2. No Brasil, o Museu da Língua Portuguesa disponibiliza uma vasta programação com transmissão de espetáculos musicais ao vivo, ‘slam’ (apresentação de poesia falada), oficinas, conversas e performances, visando afirmar a pluralidade da nossa Língua comum.

A programação é transmitida no YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa: http://museudalinguaportuguesa.org.br/

 

dmlp

 

 

  • Partilhe