Sobre a retoma do processamento de pedidos pendentes de vistos e receção de novos pedidos, informam-se todos os utentes de quanto segue:

1. O atendimento presencial no Centro de Atendimento de Vistos no Rio de Janeiro da empresa VFS, será retomado no próximo dia 1 DE JULHO, com os devidos cuidados de saúde, para os seguintes tipos de vistos:
- Estada Temporária (E6) e Residência (D4) para efeitos de ESTUDO;
- Reagrupamento familiar (D6);
- Atividades de investigação (E4) ou de residência para atividade docente ou altamente qualificada (D3);
- Transferência temporária de trabalhadores no seio de empresas (E2);
- Atividade independente/"startup visa" (D2).

Todos os utentes deverão fazer uso de máscara de proteção e utentes com sintomas compatíveis com a COVID19 não serão atendidos.

2. Também a 1 de julho será retomado o atendimento telefónico do "call-center" da VFS. Até a essa data, a VFS continuará a atender eventuais pedidos de esclarecimento, mas apenas por via de correio eletrónico (infoportugal.rj@vfshelpline.com).

3. Os requerentes dos vistos de ESTUDO OU INVESTIGAÇÃO poderão desde já enviar pelos correios para o endereço da empresa VFS (Edifício Candido Mendes Rua da Assembleia 10, 35 andar, salas 3513, 3514, 3515 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20011-901).

4. Por ora, continua suspenso o atendimento dos seguintes tipos de vistos:
- Residência por trabalho subordinado (D1);
- Reformados e religiosos (D7);
- Estada Temporária para atividade profissional independente (E3);
- Atividade desportiva amadora (E5);
- Frequência de curso em estabelecimento de ensino ou de formação profissional (E9).

A reabertura parcial do atendimento de vistos estará naturalmente sujeita à evolução da pandemia de COVID19 no Rio de Janeiro e às medidas que possam vir a ser implementadas pelas autoridades locais.

vistos

  • Partilhe