Inscrição Consular

 

A inscrição consular é um cadastro feito gratuitamente neste Consulado-Geral de todos os portugueses residentes na sua área de jurisdição e/ou requerentes de qualquer tipo de documento neste posto.

A inscrição é um ato consular, através do qual a identificação dos cidadãos portugueses fica a constar nos arquivos do Consulado em cuja área de jurisdição fixaram residência ou se encontram ocasionalmente.

 

  • Como devo proceder para fazer a minha inscrição consular neste Consulado-Geral?

 

Caso pretenda fazer a sua inscrição consular neste posto, poderá comparecer pessoalmente ao Consulado no horário de atendimento ao público (8h00 às 15h30), sem necessidade de efetuar agendamento prévio. A inscrição consular é um ato gratuito.

A inscrição consular é também feita automaticamente quando um cidadão português solicita qualquer serviço deste Consulado, sendo assinada com os demais documentos no dia agendado para o serviço.

 

Atenção: O documento solicitado pela Polícia Federal para emissão do RNE é o Certificado de Inscrição Consular, para maiores informações sobre este serviço consular clique aqui.

 

Certificado de Inscrição Consular

 

  • O que é?

 

O Certificado de Inscrição Consular é um documento solicitado pela Polícia Federal brasileira a cidadãos portugueses para fins de documentação brasileira (emissão do RNE), registro civil e outros.

 

  • Como solicitar?

 

O Certificado de Inscrição Consular deve ser solicitado presencialmente no Consulado pelo próprio, após agendamento do serviço, através dos serviços online.

 

Para mais informações consulte aqui

 

  • Partilhe