Serviços com agendamento 

Buscando atender ao maior número de utentes de maneira eficaz, o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro possui um sistema de agendamento prévio online a fim de evitar filas e tornar os serviços mais organizados.

O agendamento é feito pelo próprio utente através dos Serviços Online . Os horários são disponibilizados em cadência semanal e em dias e horários aleatórios a fim de evitar a utilização de sistemas informáticos ligados a empresas privadas, que têm vindo a reservar vagas de forma abusiva, lesando os demais utentes.

A exceção ao agendamento ocorre apenas em relação aos pedidos de nacionalidade, que podem ser enviados diretamente a Portugal, para a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa. Os utentes terão de se deslocar ao Consulado-Geral, sem agendamento, apenas para reconhecimento presencial de assinatura do formulário de pedido de nacionalidade, conforme informação explicitada no site do Instituto de Registo e Notoriado.

O Consulado-Geral reitera aos utentes que não possui qualquer relacionamento com despachantes e facilitadores, nem recomenda a utilização destes serviços intermediários.

 

Serviços Online

O sistema de Serviços ONLINE, disponibilizado no nosso site foi criado para proporcionar mais comodidade aos nossos utentes.

Através deste sistema, após o seu cadastramento, você poderá agendar o serviço pretendido e, se tratando de serviços que necessitam de pagamento, emitir o respetivo boleto bancário que deve ser necessariamente pago na data do vencimento para que o seu agendamento seja confirmado.

Atenção: O seu agendamento somente será validado caso o pagamento do boleto bancário seja efetuado no prazo do respetivo vencimento. Decorrido esse prazo sem que o boleto tenha sido pago, o seu agendamento será automaticamente cancelado.

 

Primeiro acesso

1.º passo

Selecionar, na página principal do site, a imagem correspondente aos 'Agendamentos online' no canto superior direito.

  

2.º passo

Clique em “Desejo me Cadastrar” e preencha todos os campos do Cadastro de acesso. É essencial que todas as informações estejam corretas. São esses dados que permitirão o seu acesso, em qualquer momento, aos Serviços ONLINE do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

 

CPF: Informar o CPF do solicitante do serviço.

E-MAIL: informar e-mail correto e ativo. Caso esqueça a senha de acesso, é para este e-mail que ela

será enviada. O e-mail é o canal de contato entre você e o Consulado.

SENHA: cadastrar uma senha de até 8 dígitos, que poderá ser alfanumérica. Anote a sua senha para garantir o acesso aos serviços consulares.

Antes de salvar o cadastro, verifique se todos os dados estão corretos. Após salvar o cadastro, devidamente preenchido, você terá acesso a todos aos Serviços consulares do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

 

3.º passo

Selecione o serviço desejado:

Exemplo: Passaporte, cartão de cidadão, nacionalidade, outros.

Selecione o serviço no menu Serviços Consulares >> Selecione o dia desejado >> Continuar >> Selecione o horário Manhã ou Tarde >> Continuar >> Selecione o horário >> Continuar >> Preencha o cadastro >> Salve >> Surgirá a Mensagem de envio do e-mail informando o agendamento >> OK >> Imprima o boleto bancário e efetue o pagamento

 

Atenção: O seu agendamento só será confirmado após a data do pagamento, que deverá ser realizado impreterivelmente até o vencimento do boleto bancário.

Pagamentos efetuados após o vencimento do boleto não confirmam o agendamento.

Importante: Caso queira solicitar mais de um serviço no Registro Civil, deverá ser preenchido um  formulário na opção Registro Civil para cada atendimento.

Exemplo: Para efetuar uma nacionalidade e uma transcrição de casamento, deverão ser preenchidos dois cadastros para ter a opção de agendar dois horários para atendimento, bem como serem pagos dois boletos bancários.

 

Serviços sem agendamento

Os serviços que não necessitam de agendamento prévio são:

   - Recenseamento Eleitoral;

   - Inscrição Consular;

   - Apoio Social: Prova de Vida, ASIC, ASEC;

   - Pedido de segunda via da Carta PIN (Cartão de Cidadão);

   - Alvará de Transladação;

   - Reconhecimento presencial de assinatura do formulário de pedido de nacionalidade (confimar documentos aqui);

  - Alteração e confirmação de morada;

  - Título de Viagem Único (8h-12h, seg-sext).

 

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08h00 às 15h30

Atenção: confirme a documentação necessária para cada serviço.

  • Partilhe